segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Como melhorar o colesterol HDL

Hoje apresentamos um artigo relacionado com algo que, cada vez mais, e infelizmente, afecta a população portuguesa – o colesterol.

Em forma de resumo, existem 2 tipos de colesterol:


  1. O "bom" colesterol, ou HDL, o qual é responsável por limpar as artérias e;
  2. O "mau" colesterol, ou LDL, o qual é responsável pelo entupimento destas artérias.

Um estudo recente da UCLA apresenta uma relação entre o exercício físico e o fortalecimento do “bom” colesterol – o HDL.

Neste estudo, os cientistas descobriram que os homens que seguem um plano de treino de força, regularmente, têm um HDL mais eficiente que os que não o fazem.


Resta agora perceber porquê. Este é um dos casos em que a qualidade é melhor que a quantidade total de HDL no sangue. De acordo com Dr. Christian K. Roberts, o principal responsável por este estudo: “Só porque alguém tem, naturalmente, níveis elevados de HDL, não significa que estes funcionem melhor. Quando se treina regularmente, o HDL torna-se mais eficiente e, por isso, não precisará de trabalhar tanto para reduzir a concentração de mau colesterol, ou de outras gorduras que entopem as artérias, na corrente sanguínea”.

E, apesar dos investigadores não saberem, ao certo, como é que o exercício melhora a qualidade do seu colesterol, eles puderam também observar que os homens que seguem um estilo de vida mais saudável (ou fit) tinham níveis mais reduzidos de triglicéridos – um indicador importante do risco cardíaco. Este é um efeito directo do poder do HDL, de acordo com o Dr. Roberts.

Assim, se quiser que o seu HDL trabalhe ao máximo, não se esqueça também de dar o seu máximo e de começar a treinar, principalmente, a sua força, tanto com peso morto como com sobrecarga.

Procure treinar os grandes grupos musculares. Num estudo da Universidade de Ohio, os homens que acrescentaram exercícios para a parte inferior do corpo, como agachamentos, por exemplo, 2 vezes por semana, durante 16 semanas, viram um aumento de 19% do seu HDL.

Conclusão – se quiser evitar doenças cardíacas, devidas a elevados níveis de LDL, a reduzidos níveis de HDL ou devidas a uma elevada concentração de triglicéridos na corrente sanguínea, não se esqueça de seguir um plano de treino de força e atacar grandes grupos musculares, como pernas ou costas.

Antes de garantir uma melhoria do seu colesterol, não se esqueça de “mostrar” ao seu corpo como se faz e comece, desde já, a seguir o seu plano de treino de força.

Bons treinos!

Adaptado de: menshealth.com, by Kelsey Cannon, 6 de Novembro de 2013

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário