quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como é que a Hora do Dia Afecta o Treino?

Boa tarde,

Já há algum tempo que não colocávamos nenhum novo artigo.

No entanto, de volta, hoje apresentamos um estudo do The Journal of Strength and Conditioning Research [1] que apresenta como a hora do dia pode afectar o nosso treino.

Este é mais um teste que chega à mesma conclusão que apresentei há uns artigos atrás. Relembremos a conclusão:

O nosso organismo funciona através de ciclos - ciclos de sono, de níveis de energia, de temperatura corporal... Existe um ciclo para quase todos os aspectos do nosso corpo e, como muitos de vocês já deverão ter reparado, também o nosso treino é condicionado por estes ciclos.

No estudo que hoje apresentamos, os investigadores procuraram perceber como é que o ciclo circadiano, um dos muitos que influenciam o funcionamento do nosso organismo, afecta o nosso treino.

O ciclo circadiano é o rei dos ciclos biológicos. É um ciclo diário que oscila num período de cerca de 24h. Como todos os ciclos biológicos, este é controlado por um relógio interno que se inicia e re-inicia com base em estímulos externos. Neste caso específico, o estímulo é a luz que, normalmente, significa o nascer e pôr-do-sol. Com o aparecimento da luz eléctrica, hoje em dia, controlamos, de alguma forma, este ritmo.


Uma vez que a luz influencia o ciclo circadiano, as oscilações deste, que afectam o nosso treino, irão variar com as horas do dia. Contudo, em termos gerais, estas variações deverão ser constantes a determinada hora, todos os dias. Se treinar todos os dias à mesma hora, deverá notar este aspecto.

No estudo em causa, os investigadores examinaram a influência da hora do dia em aspectos como a temperatura corporal e a potência muscular. Uma vez que um corpo bem aquecido tem uma melhor performance no desporto, a melhor altura para treinar deverá depender, em parte, da temperatura corporal. No entanto, convém salientar que um corpo, ou ambiente, demasiado quentes poderá ser prejudicial, uma vez que temperaturas demasiado elevadas conduzem a uma redução da performance física.

Os investigadores determinaram que a temperatura corporal, durante o período da manhã, era mais reduzida do que ao final da tarde, início da noite, como seria de esperar.
Descobriram, também, que a performance física era superior ao final da tarde, início da noite, para todas as 16 pessoas testadas.

Uma vez que o teste da tarde foi feito no mesmo dia que o teste da manhã, até se poderia esperar alguma fadiga devida ao primeiro treino. Aparentemente, e mesmo apesar da possível fadiga, os indivíduos testados tiveram uma performance superior durante a tarde do que de manhã. Contudo, é necessário ter em conta que dois treinos no mesmo dia poderá até ter um efeito potenciador. Assim, um estudo mais abrangente, feito em dias separados, poderá ser o ideal.

No entanto é necessário ter em conta alguns aspectos, como o aquecimento efectuado em cada um dos treinos e a temperatura ambiental de cada uma das alturas do dia consideradas. Neste estudo, aparentemente, estes aspectos não foram tidos em conta.

Como resumo, estes efeitos poderão ser mitigados se treinar todos os dias à mesma hora. Se for um atleta de competição, procure saber a que horas é a sua próxima competição e treine, todos os dias, à hora esperada para a competição. Dessa forma estará a aumentar as suas capacidades atléticas para esse mesmo período do dia. 

No entanto, genericamente, a maior parte das pessoas conseguirá tirar mais benefícios de um treino feito durante o período da tarde do que durante a manhã.

Adaptado de: breakingmuscle.com
[1] - West, D. J.; Cook, C. J.; Beaven, M.; Kilduff, L. P - "The influence of the time of day on core temperature and lower body power output in elite rugby union sevens players" - 2013.

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário