sábado, 1 de junho de 2013

Vitamina B1 - Tiamina - Tudo o que sempre quis saber

A Tiamina é a primeira de 8 vitaminas do complexo B. Todas estas vitaminas são hidro-solúveis, o que significa que o corpo não as consegue acumular e, por isso, os seus níveis podem reduzir-se muito rapidamente.

Esquema molecular da Vitamina B1

Esta vitamina, como as outras do mesmo complexo, ajuda a converter os hidratos de carbono em glucose, assim como a metabolizar a gordura e a proteína em mais duas fontes de energia adicionais.

As vitaminas do complexo B são necessárias para manter a pele, os cabelos, os olhos e o fígado saudáveis. Além disso, são importantes para que o sistema nervoso funcione de forma eficaz, assim como o seu comando central - o cérebro. A Tiamina é muitas vezes chamada "vitamina anti-stress" porque fortalece o sistema imunitário do organismo, melhorando assim a capacidade que o nosso corpo tem de lidar com situações "stressantes".

A Vitamina B1 é encontrada tanto em alimentos de origem vegetal como animal. O nosso organismo usa-a para formar Adenosina Trifosfato (o conhecido ATP), o qual é utilizado por todas as células do nosso organismo para gerar energia. Além disso, a Tiamina é também convertida em Tiamina Pirofosfato (TPP), o qual é utilizado no funcionamento de várias enzimas. O TPP interage com uma enzima chamada transquetolase, a qual ajuda na formação de ADN e RNA, necessários para vários processos metabólicos e na formação de novas células. Um bom funcionamento dos músculos, nomeadamente o cardíaco, é também dependente da existência de níveis adequados desta vitamina.

Na nossa alimentação, conseguimos obter vitamina B1 de vários alimentos.

É possível obter grandes quantidades de Tiamina através da ingestão de carne de porco ou carne de orgãos, nomeadamente, fígado. Outras boas fontes de vitamina B1 passam por arroz, cereais integrais, legumes, germén de trigo, farelo, levedura e melaço.


Nutrientes Sinergéticos:

A sinergia entre nutrientes está relacionada com a relação entre a existência de determinados nutrientes e o seu efeito potenciador da acção de outros.

No caso da Vitamina B1, outros nutrientes que ajudam na sua acção são as vitaminas B2, B3, B5 e B12, assim como o Cobre, o Manganésio, o Magnésio, o Fosfato, o Zinco, entre outros.

Deficiência:

Felizmente, nos dias que correm, é pouco provável vir a sofrer de problemas relacionados com a falta de ingestão de Tiamina. No entanto, alcoólicos, pessoas que sofram de síndrome de Crohn, de anorexia ou que estejam sujeitas a diálise poderão sofrer de deficiência de Vitamina B1.

Os principais sintomas relacionados com esta deficiência são irritabilidade, fadiga, desconforto abdominal e depressão. Adicionalmente, esta deficiência poderá provocar problemas em digerir hidratos de carbono.

Outros problemas que poderão advir de deficiências de Tiamina são Beriberi e a síndrome de Wernicke-Korsakoff.

O primeiro, Beriberi, apresenta sintomas que incluem inchaço, uma sensação de queima nas mãos e pés, confusão, problemas respiratórios (devidos a fluídos nos pulmões) e movimentos involuntários dos olhos.
O segundo, síndrome de Wernicke-Korsakoff consiste em dois problemas cerebrais - a doença de Wernicke é devida a mal-nutrição devido a alcoolismo e envolve danos aos nervos dos sistemas nervosos central e periférico. O segundo, conhecido como síndrome de Korsakoff, caracteriza-se por problemas de memória e danos nos nervos.

Efeitos Secundários:

Doses elevadas de ingestão deste nutriente parecem não afectar, negativamente, o nosso organismo. De facto, a Vitamina B1 costuma ser aplicada na cura de alguns problemas, como o alcoolismo. Devido a estes vários tratamentos é que foi possível verificar que doses elevadas de Tiamina não seriam tóxicas para o corpo humano.

Utilizações:

Os cientistas continuam a investigar as várias potencialidades deste nutriente no que toca a tratar ou prevenir problemas de saúde, assim como no seu papel para o funcionamento do organismo. A lista seguinte apresenta algumas destas conclusões:

  • A Tiamina está relacionada com a libertação de acetilcolina, um neuro-transmissor;
  • A deficiência deste nutriente conduz a um enfraquecimento dos músculos, no geral, e a um estado de confusão mental;
  • A ingestão deste nutriente aumenta a produção de energia por parte do organismo;
  • Ajuda a preservar a memória;
  • Aumenta a tolerância a hidratos de carbono;
  • Os atletas poderão precisar de uma quantidade de Vitamina B1 superior à recomendada para ajudar a transformar os hidratos de carbono em energia preciosa para a actividade física que realizam;
  • A suplementação melhora a qualidade de vida durante a velhice;
  • Reduz a pressão sanguínea;
  • Deficiência desta vitamina agrava os problemas relacionados com o alcoolismo.
Doses Recomendadas:

As doses recomendadas dependerão do sexo, da idade e da actividade física de cada indivíduo. No entanto, é possível aproximar para os seguintes valores:
  • Bebés - 0,2 a 0,3mg/dia;
  • Crianças - 0,5 a 6mg/dia (depende da idade e da ingestão calórica da criança);
  • Mulheres Adultas - 1,1mg/dia (poderão ser necessários 0,3mg adicionais durante a gravidez);
  • Homens Adultos - 1,2mg/dia.
Agora, resta garantir que ingere a quantidade mínima necessária para si. No entanto, e apesar de não ser verificada qualquer toxicidade devida a uma ingestão excessiva desta vitamina, é aconselhável falar com o seu médico e verificar se está a cumprir com os valores ideias para si.

Referências:
- Osiecki, Henry, The Nutrient Bible 8th Edition, Bio Concepts Pub, Kelvin Grove QLD;
- "Thiamin-B1" The Worlds's Healthiest Foods;
- "Vitamin B1 (thiamine)" University of Maryland Medical Center. Junho 2011;
- Bettendorff L. Wirtzfeld B, Makarchikov AF, Mazzucchelli G, Frédérich M, Gigliobianco T, Gangolf M, De Pauw E, Angenot L and Wins P (2007). "Discover of a natural thiamine adenine nucleotide" Nature Chem. Biol. 3 (4): 211-212.
- "Thiamin", Jane Higdon, Micronutrient Information Center, Linus Pauling Institute. Setembro 2002;
- Djoenaide W, Notermans SL, Gabreëls-Festen AA, Lilisantoso AH, Sudanawidjaja A (1995). "Experimentally induced beriberi polyneuropathy in chickes" Electromyogr Clin Neurophysiol 35 (1): 53-60.
- breakingmuscle.com, Brad Sly, The ABCs of Vitamins: Vitamin B1 (Thiamine);
http://www.vitaminas.bayer.pt/scripts/pages/pt/vitaminas/vitamina_b1/ - As vitaminas são fundamentais para ti - Vitamina B1 - Última visita a 01-06-2013

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário