sábado, 20 de abril de 2013

Alongamentos Estáticos Poderão Tornar-nos mais Fracos?

Para muitos, isto poderá ser quase considerado um ultraje! No entanto, estudos recentes apontam para a ineficácia dos alongamentos estáticos no que toca ao aquecimento dos músculos. 


É hoje sabido que a melhor rotina de aquecimento consiste em fazer exercício cardiovascular ligeiro ou mesmo efectuar os movimentos específicos do desporto que irá realizar mas de uma forma mais suave. No entanto, é sempre bom possuir alguma flexibilidade; portanto, seria de esperar que o melhor seria fazer um aquecimento dinâmico com alguns alongamentos estáticos antes do treino.

Um estudo recente do Journal of Strength and Conditioning [1] aponta precisamente o contrário: indica que efectuar alongamentos estáticos antes do treino não só não aquece os nossos músculos como poderá mesmo piorar o treino em si.

Neste estudo, os investigadores compararam um aquecimento dinâmico, definido pela execução dos movimentos de forma ligeira, com o mesmo tipo de aquecimento complementado com alongamentos estáticos. Em ambos os grupos, os músculos foram aquecidos de forma semelhante, pelo que a única diferença residia, precisamente, nos alongamentos estáticos. O que os investigadores descobriram foi que não só o aquecimento dinâmico é uma excelente forma de aquecer, por si só, como a execução de alongamentos estáticos tornava os atletas mais fracos e instáveis.

A forma como mediram a instabilidade poderá não ser a mais precisa, uma vez que perguntaram aos participantes se se sentiam estáveis ou instáveis a efectuar a sua 1 Repetição Máxima. No entanto, mesmo não sendo uma forma eficaz de medir a instabilidade, ao ser verdade, é um ponto importante a reter. Em relação à força, no grupo que fez alongamentos estáticos antes do treino, esta foi, em média, 8,36% menor!!

Os investigadores acreditam que uma possível explicação para este decréscimo da força esteja relacionada com o relaxamento dos tendões - impossibilitando os músculos de exercer a máxima força possível. Poderá haver ainda outra razão, relacionada com a parte neurológica - os alongamentos estáticos poderão alterar a actividade neurológica, reduzindo a capacidade dos nervos induzirem uma contracção eficaz dos músculos.

Resumindo, parece que a escolha certa será eliminar os alongamentos estáticos antes do treino, principalmente do treino de força. No entanto, os investigadores aconselham uma metodologia menos radical - propõem deixar os alongamentos da rotina pré-treino de forma progressiva. Isto poderá ajudar os atletas que tenham uma dependência psicológica relacionada com a sua rotina pré-treino, onde os alongamentos estáticos eram parte integrante dessa mesma rotina.

Agora, resta saber qual o efeito dos alongamentos dinâmicos efectuados no período pré-treino. Será que produzem o mesmo resultado? Desconfio que não.

Sem descurar as conclusões a que os investigadores chegaram, é importante dizer que a flexibilidade é uma característica crucial de qualquer atleta, pelo que deverá optar por treinar a flexibilidade noutro período do dia, que não o pré-treino - não use estas conclusões para deixar de treinar flexibilidade...!

Adaptado de: breakingmuscle.com - Doug Dupont;

Referência: [1] - Jeffrey Gergley, et. al., "Acute Effect of Passive Static Stretching on Lower-Body Strength in Moderately Trained Men", Journal of Strength and Conditioning, 2013.

Bons treinos.

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário