quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cãibras Musculares

O que é uma cãibra?


Uma cãibra muscular é uma contracção muscular involuntária forte. Quando em correcto funcionamento, o sistema nervoso controla quando os músculos devem contrair e relaxar. No entanto, este sistema também possui falhas, podendo surgir assim uma cãibra.

Desidratação e tempo quente poderão ser uma causa possível para o aparecimento de cãibras. No entanto, também se conhece o envolvimento dos sais sódio, potássio e cálcio na química por detrás da contracção e relaxamento musculares, pelo que níveis reduzidos destes sais também poderão estar por detrás do aparecimento de cãibras. Adicionalmente, níveis elevados de ácido láctico nos músculos também é uma das principais causas de cãibras musculares, devido à degradação da glicose, na ausência de oxigénio.

Tratamento e Prevenção:

Uma boa forma de notar claras melhorias instantâneas é alongar o músculo afectado e massajá-lo, sempre no sentido do coração. Contudo, a causa principal permanecerá por tratar.


Se souber que vai efectuar uma actividade física prolongada, trate do seu corpo e hidrate-se. Apesar da água natural ser suficiente para cerca de 1h de exercício, foi provado, num grupo de bombeiros, que as bebidas energéticas desportivas, contendo água e electrólitos, como o sódio e o potássio, são mais eficazes no prolongamento de actividades físicas durante mais tempo, em clima quente.

Ingerir alimentos ricos em potássio, como a banana e as batatas por descascar são muito úteis na prevenção de cãibras musculares. Comer alimentos ricos em magnésio também pode ajudar a prevenir cãibras. Como exemplo de alimentos ricos em magnésio temos a couve, a rúcula, o espinafre, o agrião, o feijão, os cereais integrais e o chocolate, este último muito eficaz, uma vez que contém cacau e glicose, além de sódio os quais são essenciais para que o músculo recupere rapidamente.

Se mesmo com uma alimentação rica nestes sais minerais continuar a sofrer de cãibras com relativa frequência, consulte um médico, pois poderá ter um início de anemia, o que provoca a falta de oxigenação das células musculares, despoletando assim cãibras.

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário