sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sementes

Olá a todos. Hoje venho falar-vos de sementes e de algumas das suas características.


O que são as sementes? Para que as plantas sobrevivam e propaguem necessitam de algo que as ajude. As sementes são óvulos fecundados, apresentando uma casca exterior (tegumento), o embrião e o endosperma, que o envolve. O tegumento protege o embrião, o qual vai crescendo com a ajuda dos nutrientes que o endosperma lhe reserva.

Normalmente não pensamos em grãos de cereais, leguminosas e frutos secos como sementes, mas no entanto são. Quando se pensa em sementes é normal imaginar grãos mais pequenos, duros e difíceis de comer. No entanto, existem muitos tipos de semente comestíveis:

Sementes de Abóbora:


Também conhecidas como pevides têm a seguinte composição: óleo (35-40% de ácidos gordos insaturados), fitosterois livres e combinados (1%), y-tocoferol, proteínas (25-30%), aminoácidos, oligoelementos e pectinas (30%).

São conhecidas pelo seu poder anti-inflamatório, vermífugo, diurético e emoliente. Os fitosterois possuem uma acção anti-inflamatória sobre a próstata, uma vez que reduzem a conversão da testosterona na sua forma activa (di-hidrotestosterona).

Estas sementes são bastante procuradas para o alívio de problemas associados à bexiga, à hipertrofia benigna da próstata e em distúrbios de micção.

Informação Nutricional (em 100g de sementes):
559kcal, 6g de fibra (alto teor), 592mg de magnésio (158% Dose Diária Recomendada [DDR]), 809mg de potássio (40% DDR), 7,81mg de zinco (78% DDR).

Sugestões de preparação:
Podem ser consumidas como snack, torradas (cuidado com temperaturas altas para que os ácidos gordos polinsaturados não oxidem) ou temperadas com um pouco de sal. Poderão ser adicionadas aos cereais, a saladas, entre outros.

Sementes de Girassol:


Sementes pretas ou verde-cinza, possuem uma casca preta com riscas brancas. O óleo de girassol é produzido a partir destas sementes, óleo este rico em ácido linoleico (ómega-6).

Estudos sérvios puderam concluir que estas sementes contêm cerca de 45-53% de óleo e 15-18% de proteína. Contêm ainda tocoferois, minerais e vitaminas.

Informação Nutricional (em 100g de sementes):
584kcal, 20,78g de proteína, 325mg de magnésio (87% DDR), 645mg de potássio (32% DDR), 5mg de zinco (50% DDR), 227microgramas de ácido fólico (114% DDR), 35mg de vitamina E (292% DDR).

Sugestões de preparação:
Tire-lhes a casca e poderá adicioná-las a saladas, aos cereais ou a legumes cozidos. São muito boas como aperitivos também.

Sementes de Linhaça:


As sementes de Linhaça provêm do Linho. Podem ser de cor castanha ou dourada. A linhaça dourada desenvolve-se em climas muito frios, como o Canadá e o norte dos Estados Unidos da América, enquanto que a castanha pode desenvolver-se em climas quentes e húmidos, como o Brasil.

Estas sementes possuem um alto teor em fibra, ajudando assim ao trânsito intestinal. Uma vez que possuem também uma concentração equilibrada de ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, permitem a produção de prostaglandinas, responsáveis pela diminuição de certas condições inflamatórias.

Informação Nutricional (em 100g de sementes):
534kcal, 23g de ácidos gordos ómega-3, 6g de ácidos gordos ómega-6, 27g de fibra, 255mg de cálcio (32% DDR), 392mg de magnésio (142% DDR), 813mg de potássio (41% DDR), 4,3mg de zinco (43% DDR).

Sugestões de preparação:
Trituradas e misturadas com um copo de sumo de fruta, ou espalhadas sobre a fruta, ou com aveia, bebida de soja ou iogurte.

Sementes de Sésamo:

Sementes planas e ovais, existem numa grande variedade de cores (branco, amarelo, vermelho, preto).

Um artigo russo indica que contêm cerca de 55% de óleo e 20% de proteína. Este óleo é rico em ácido linoleico (ómega-6) e em ácido oleico (ómega-9). Contêm ainda lignanas, pertencentes ao grupo dos fitoesterois, com semelhança estrutural ao estradiol, o que conduz a que o seu consumo seja útil no caso de cancros hormono-dependentes.

Informação Nutricional (em 2 colheres de sopa de sementes):
104kcal, 176mg de cálcio (22% DDR).

Sugestões de preparação:
São geralmente utilizadas para finalizar pratos como saladas e na confecção de pães e tostas. São utilizadas em países asiáticos para preparar uma pasta com base em óleo de Sésamo, com o nome Tahini.

Fonte: "Vidaceleiro", nº14, Verão 2012

Espero que este post vos ajude a experimentar receitas novas, a englobar novos alimentos na vossa dieta e, resumindo, vos ajude a levar uma vida mais saudável.

Fico à espera dos vossos comentários.

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário