segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Exercício VS Crise

Nos dias que correm, e com a crise que se instalou, são cada vez mais as pessoas que tentam fugir a todos os gastos possíveis. Assim, o ginásio passa para segundo plano, pois é considerado como uma actividade secundária.

O meu objectivo com este tópico (e todo o meu blog) é incentivar as pessoas a fazer exercício, quer seja no ginásio, em casa ou ao ar livre, independentemente da crise que o nosso país atravessa actualmente.

Existem muitas maneiras de fazer exercício, quer seja num ginásio, em casa ou na rua, apenas é preciso criatividade, força de vontade e insistência.


Comecemos pela alternativa mais cara - ginásio. Esta alternativa é boa para quem tem possibilidades de pagar as mensalidades do ginásio. Apesar de ser mais cara, poderá ser melhor para quem não tem o mínimo de conhecimentos de desporto, exercício ou mesmo de dieta. No entanto, normalmente, acarreta sempre uma obrigatoriedade de pagar X meses e uma jóia de inscrição do ginásio, mesmo que não se frequente tanto como se gostaria. No entanto, independentemente de frequentar um ginásio ou não, se tiver alguma dúvida ou questão poderá sempre colocar no meu blog que terei todo o gosto em ajudar.

A segunda alternativa será o exercício em casa.


Esta alternativa, tem duas hipóteses: ou se utiliza todas as potencialidades da casa (mobília, arquitectura, entre outros) para elaborar o seu plano de treinos, ou se adquire bancos, bolas, pesos, entre outros, para fazer todos os exercícios que conhece. A primeira possibilidade é a mais barata de todas pois bastará adquirir equipamento desportivo e pôr mãos à obra. A segunda alternativa tem um custo inicial mais elevado, necessário para adquirir todo o material desportivo que deseja. No entanto, a longo prazo, é muito mais económica do que frequentar um ginásio pois não precisa de continuar a pagar uma mensalidade e pode continuar a utilizar tudo o que já adquiriu. Imagine ir ao ginásio durante 2 anos, a pagar 30€ por mês - corresponde a um custo total de 30x12x2=720€. Por esse preço, consegue ter um ginásio quase profissional em casa, e pode utilizá-lo durante 5, 10 ou mais anos, sem ter que pagar mais um tostão.
Para esta alternativa, convém ter um mínimo de conhecimento de musculação e exercício para evitar más posturas e riscos de lesões.

A terceira alternativa é fazer exercício ao ar livre. 


Já existem muitos locais onde se pode fazer exercício, nomeadamente os percursos de manutenção, onde se pode encontrar vários bancos, barras e máquinas com as quais se poderá exercitar, a custo zero. Mais uma vez, terá apenas que pagar o equipamento desportivo, podendo depois ir, sempre que quiser, dar uma "volta" ao percurso de manutenção. No entanto, poderá estar dependente do estado climatérico do dia e terá que ter um mínimo de conhecimento de exercício para não correr o risco de se lesionar ou efectuar mal os exercícios.

Posso dizer que eu optei pela segunda opção, com a aquisição de algum material desportivo, nomeadamente barras, pesos, banco de musculação, fitness ball, barra de elevações e passadeira e tenho obtido os resultados a que me proponho.

Por fim pergunto, quem acham que ganha o combate? O Exercício ou a Crise?

Se tiverem alguma dúvida ou quiserem comentar, estejam à vontade que terei todo o gosto em ajudar-vos.

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário