quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Resultados da Votação - "Para manter bons níveis de saúde"

Há uma semana atrás, coloquei um questionário sobre porque razão faziam exercício e mantinham uma alimentação equilibrada e cuidada.

- 71% respondeu que o principal motivo pelo qual faziam exercício era "Para manter bons níveis de saúde";
- 57% respondeu "Para melhorar a saúde";
- 57% respondeu "Para ter um bom aspecto"

Assim, e uma vez que a opção vencedora foi "Para manter bons níveis de saúde", vou apresentar alguns motivos pelos quais 71% das pessoas optou por essa resposta.

Os benefícios de fazer exercício já são conhecidos por muitas pessoas. No entanto, vou resumir aqui alguns dos que considero importantes.

Fazer exercício de uma forma regular ajuda a controlar o peso, reduzir o mau colesterol, controlar a diabetes, ajuda na prevenção de dores nas costas e lesões devido a fraquezas no sistema muscular e esquelético, ajuda a prevenir a osteoporose, atrasa o envelhecimento, entre muitos outros benefícios.

O gasto constante de calorias ao longo dos treinos ajuda no controlo do peso e na prevenção do depósito de placas de gordura nas paredes das artérias, devido ao colesterol elevado, o que poderá ser fatal. Adicionalmente, é sabido que correr 30 minutos num ritmo moderado ajuda a aumentar a flexibilidade das artérias e do coração, o que ajuda também na prevenção de problemas cardíacos.

O exercício ajuda a controlar a diabetes uma vez que o açúcar presente no sangue é consumido para fornecer energia ao organismo durante o treino, pelo que o seu corpo não terá que se preocupar com tanto açúcar como seria de esperar se não fizesse exercício.

Em relação às dores de costas e lesões, o treino ajuda uma vez que fortalece todo o sistema muscular e esquelético, nomeadamente através de exercícios de musculação. Assim, faça alguma musculação para evitar a perda de massa óssea (osteoporose) e muscular, essencial na manutenção de uma postura correcta e na prevenção de possíveis lesões.

Em relação ao envelhecimento, o exercício é benéfico uma vez que "limpa" o organismo de radicais livres, resultantes da oxidação de moléculas. Quando aliado a um consumo de alimentos ricos em anti-oxidantes, os efeitos são ainda melhores.

A dieta é importante na medida que complementa todos os benefícios do exercício, para além de auxiliar na fase do próprio exercício, melhorando a performance e a resistência.

O consumo de produtos ricos em cálcio e Vitamina D são óptimos na prevenção da perda de massa óssea. Uma dieta rica em fibras, vitaminas e sais minerais e pobre em gorduras saturadas e fast-food ajuda na prevenção de problemas cardíacos ou relacionados com a diabetes. Adicionalmente, se consumir alimentos ricos em anti-oxidantes, como fruta e legumes, estará a potenciar um atraso no envelhecimento do seu organismo.

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário