domingo, 26 de agosto de 2012

Repetições na Musculação


Quem faz musculação preocupa-se com vários aspectos, nomeadamente o número de repetições, o máximo peso que conseguem levantar, com ou sem ajuda, entre outros. No entanto, muitas vezes, esquecem o elemento mais importante dos exercícios de musculação: a repetição.

Se o número de repetições for elevado mas a sua qualidade não for a ideal, os resultados desejados poderão não chegar ou demorar muito mais tempo a alcançá-los. Em relação ao peso levantado, este valor não traduz a eficácia do exercício, muitas vezes, até poderá significar o contrário.

O número de repetições conseguido poderá aumentar drasticamente se forem efectuadas com uma velocidade elevada. É verdade que quanto mais depressa for efectuada, na fase positiva, maios número de fibras musculares serão recrutadas. No entanto, se esta for efectuada depressa demais, corre-se o risco de recrutar músculos que não desejamos treinar com esse exercício. Por exemplo, no supino, se as repetições forem mal efectuadas, poder-se-á recrutar os deltóides, os tríceps e vários músculos das das costas, prejudicando a eficácia do exercício no treino de peitoral. Aconselho, na fase positiva (exemplo – subir os pesos no supino), a efectuar a repetição de uma forma mais rápida. Na fase negativa, será interessante controlar a descida dos pesos de modo a focar apenas os músculos que de facto queremos trabalhar. Dessa forma, apesar de se fazer menos repetições, estaremos a trabalhar mais eficazmente os músculos que desejamos. Adicionalmente, poder-se-á efectuar uma pausa na fase de contração máxima do músculo pretendido, ampliando assim o efeito da repetição em si.

Em relação ao peso total do exercício, se este for demasiado elevado, corre-se o risco de efectuar o movimento de musculação de forma irregular, podendo criar desequilíbrios no sistema muscular. O conselho que deixo aqui é não se deixarem levar pelo ego e reduzir o peso de modo a garantir que as repetições feitas são conseguidas da forma mais correcta e eficaz possível. Poderão fazer uma série com um peso relativamente baixo e aumentar na segunda série para conseguir o efeito de hipertrofia muitas vezes desejado.

Fico à espera dos vossos comentários.

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário