segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Açúcares - Algumas ideias sobre a ingestão, benefícios e malefícios

Os açúcares (glicose) são uma forma de hidratos de carbono simples e servem como fonte de energia primária para o organismo. Genericamente, pode dizer-se que são precisos cerca de 30 minutos de exercício para consumir as reservas de açúcar no sangue.

A ingestão destes hidratos de carbono deve ser feita imediatamente após ou durante o exercício. Isto deve-se ao facto de, após uma sessão de treino, o nível de açúcar existente no sangue e nos próprios músculos fica mais reduzido. Assim, dever-se-á repor estes níveis após a sessão de treino.

Adicionalmente, no caso da musculação, é importante a sua ingestão após o treino para promover a formação de insulina, uma das hormonas responsáveis pelo crescimento de massa magra, uma vez que promove um aumento da absorção de aminoácidos por parte das células.

No entanto, a ingestão deste tipo de nutrientes noutras alturas do dia tem que ser cuidada, uma vez que são calorias fáceis de ingerir e poderão causar alguns problemas como, por exemplo, a diabetes, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue devido a problemas relacionados com a insulina (as células ficam resistentes à acção da insulina ou o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para responder às necessidades do organismo).

Fico à espera dos vossos comentários.

Obrigado pela vossa participação.

Diet & Exercise

2 comentários:

  1. Boa noite. estive a ler os seus artigos e dou lhe desde já os parabéns!
    gostaria de saber se por acaso irá escrever sobre falta de motivação para treinar?! Eu costumo treinar quase todos dias, normalmente ao domingo é dia para descansar...mas por vezes passo por fases em que simplesmente não tenho qualquer motivação para treinar e confesso que sou viciada no exercício físico.

    obrigada!
    Liliana ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana Ferreira,

      Antes de mais muito obrigado pela sua participação.
      Fico contente por gostar do blog e espero que continue a participar activamente nas publicações que vou fazendo. Todas as opiniões e ideias que quiser transmitir, esteja à vontade, partilhe connosco.

      Em relação a escrever um post sobre a falta de motivação para treinar, julgo ser uma excelente ideia e vou desde já começar a pensar nisso.

      Mais uma vez muito obrigado pela sua visita e se quiser pode sempre acompanhar-nos pelo FaceBook em:

      http://www.facebook.com/dietexercise2012

      Diet & Exercise

      Eliminar